sexta-feira, 24 de julho de 2009

ELOGIOS A BUARQUE



Revista Caras. Edição 734

Preto no branco: Mariana Ximenes (26) está integrada agora à história do clã Buarque. Casada há seis anos com o sócio da Conspiração Filmes Pedro Buarque de Hollanda (41), o nome da atriz faz parte de um dos 23 717 verbetes do ensaio histórico- genealógico Buarque: Uma Família Brasileira, escrito pelo economista Bartolomeu Buarque de Holanda (49). "Esta é uma família com muitas histórias bonitas. Algumas, eu já conheço, mas espero saber muitas outras pelo livro", disse Mariana, abraçada a Carlotta Buarque de Holanda (97), a avó do marido a quem ela também chama carinhosamente de "vó", na noite de lançamento da obra, na livraria Saraiva, em Botafogo, no Rio.
"Durante 20 anos, eu pesquisei mais de 15 000 documentos. Há personagens muito fortes, em especial as mulheres", contou o autor, primo em segundo grau porparte de avó paterna do compositor Chico Buarque (63).

No livro, Bartolomeu mostra a saga do clã Buarque desde a chegada do primeiro integrante da família ao Brasil - o padre Antônio Buarque Lisboa, filho de holandeses estabelecidos em Portugal -, em 1797, até o nascimento de Luiza Buarque (10 meses), neta do senador Cristovam Buarque (63). "O Bartolomeu não encontrou nenhum Buarque muito rico nem muito pobre, mas conseguiu achar alguns loucos e uma forte tendência à intelectualidade na nossa família", afirmou o político.

3 comentários:

  1. Que legal o blog!
    Vou segui-lo.

    No livro meu nome está na página 805, eu acho!

    Muito legal!
    Beijos,
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. NÃO SOU DA FAMÍLIA BUARQUE, MAIS ADMIRO MUITO ESSA FAMÍLIA, PELA QUANTIDADE DE INTELECTUAIS, QUE ELA DERAM PARA O PAÍS. UM DELES É O AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, AQUÉM SOU TANTO FÃ, E ELE É MEU CONTERRÂNEO. FIZ DE TUDO PARA TOMBAR A CASA ONDE ELA NASCEU, QUE ATÉ HOJE AINDA CONTINUA UMA LACUNA ABERTA, POR QUE O MUNICÍPIO, NÃO ADQUIRIU O IMÓVEL AINDA QUE EU CONSEGUI TOMBAR. O MEU INTERESSE EM TOMBAR, ERA PARA QUE AS FUTURAS GERAÇÕES SOUBESSEM QUE ALI, NASCEU O HOMEM QUE VIROU SINÔNIMO DE DICIONÁRIO. FOI UMA VITÓRIA PARA OS CAMARAGIBANOS. PASSO DO CAMARAGIBE, É BERÇO TAMBÉM DA FAMÍLIA BUARQUE, FOI DE LA, QUE SAIU MARIA JOSE LIMA, FILHA DE UMA ESCREVA ALFORRIADA, E QUE MAIS TARDE SERIA A TETRA AVÔ DE AURÉLIO BUARQUE, OU MELHOR UMA PARTE DA RAIZ DOS BUARQUE, VEM DA MINHA TERRA.PASSO DO CAMARAGIBE, TERRA DE AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA. VENHAM CONHECER...

    ResponderExcluir