sexta-feira, 19 de março de 2010

Livro conta historia da família Buarque de Holanda

Diário do Pará, 27 de janeiro de 2010.

Era uma vez um Buarque, um dentre vários que já existiram e outros tantos que ainda estariam por vir. Era 1797 e, naquela ocasião, José Ignácio Buarque sai para pescar no mar de Maragogi, próximo de Recife. Um infortúnio das águas e dos ventos faz com que o barco vire e Ignácio fique prestes a se afogar. Se as águas tivessem vencido, tragando a vida de Ignácio, seria o fim de uma longa árvore genealógica, que privaria o Brasil de um número imenso de homens e mulheres que fizeram história como desembargadores, juízes, historiadores, pesquisadores e, claro, o músico.


Ignácio sobreviveu e deu origem a dezenas de descendentes, sendo que um em especial preocupou-se em registrar a história de seu antepassado, Bartolomeu Buarque de Holanda, autor do livro “Buarque – Uma Família Brasileira”, lançado este ano. Trata-se de um estudo detalhado sobre a origem da família “Buarque de Holanda”, desde a migração das primeiras famílias que carregavam o sobrenome Buarque. A história do afogamento foi contada a Bartolomeu ainda criança e, segundo ele, este foi o estopim de sua pesquisa.


“Lembro que meu pai contou essa história e eu fiquei fascinado. Ele dizia que esse quase foi o fim da nossa família, afinal, ninguém teria nascido se o Ignácio tivesse morrido. A partir daí, fiquei curioso sobre a vida dele e isso acabou me levando para histórias paralelas, que me levaram mais longe ainda”, comenta Bartolomeu, em entrevista por telefone. Bartolomeu Buarque é economista, mas a profissão não impediu sua paixão pela história da família.


Sua pesquisa data do início da década de 70, coletando depoimentos e materiais em cartórios de todo o país. Em 1992, Bartolomeu ganhou a ajuda de Rosana Delácio e de Yony de Sá Barreto Sampaio, professor do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Juntos, eles foram responsáveis pela catalogação de 15 mil documentos. Para que a pesquisa não se tornasse maçante e, ao mesmo tempo, representasse boa parte do pensamento da época, Bartolomeu escreveu uma versão romanceada, misturando ficção e fatos históricos. Para os mais curiosos, o livro também tem uma versão “acadêmica”, como a pesquisa pura, detalhada em cerca de 1.200 páginas.


“Optei pelas duas versões justamente para que as pessoas pudessem escolher. O romance mostrará não só a história dos Buarque de Holanda, mas a história cultural das famílias que cruzaram seus nomes com os nossos”, diz Bartolomeu. O berço desta história está no nordeste, no trecho que compreende Alagoas e Recife, onde há registros de que o padre Antônio Buarque Lisboa se apaixonou pela sinhazinha Ana Tereza Lins, na cidade de Porto Calvo (Alagoas). A união, que já não era bem vista na época, gerou Manuel Buarque de Jesus.


“Um dos documentos mais preciosos que encontrei durante a pesquisa foi um pedido de legitimação do Padre Antônio Buarque, que deseja assumir seu filho com Ana Tereza. Naquela época, não era uma coisa tão absurda os padres terem filhos, mas era preciso ter o reconhecimento da Igreja em Portugal”, explica Bartolomeu. O romance, que já está ganhando destaque tanto no Brasil, quanto em Portugal, não chega a ser uma apologia aos “Buarque de Holanda”, ou mesmo uma biografia do famoso Chico Buarque, primo de segundo grau do autor. A obra é uma visão histórica sobre o desenvolvimento de uma das famílias que sempre estiveram presentes em fatos importantes do país.

ESTUDO

A trama começa no século XVI, ainda na colonização do Brasil, e segue até 1881, com a vida do Ministro Buarque de Macedo, conhecido por ter sido um político que não quis enriquecer às custas do povo. “Eu quis mostrar estes personagens que foram marcantes na árvore genealógica da família. Acredito que, entre todas as ramificações, a mais curiosa é a que gerou a união de José Ignácio Buarque de Macedo e a escrava Maria José. Apesar de analfabeta, ela foi a primeira mulher na família a colocar o estudo como prioridade. Curiosamente, seus descendente fizeram jus à dedicação e geraram figuras como Aurélio Buarque, Chico Buarque e Cristóvam Buarque, entre outros”, explica o autor.


Apesar dos Buarque terem se espalhado principalmente pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Alagoas, há registros de descendentes no Pará. O desembargador Manoel Buarque da Rocha Pedregulho viveu no Pará no final do século XIX e trabalhou em diversos municípios do interior, como Muaná, Curralinho e São João do Araguaia.


Atualmente, um das herdeiras do nome em Belém é a juíza Filomena Buarque, que esteve presente no lançamento do livro, evento que contou com mais de mil Buarque, Hollanda e curiosos afins. Aliás, aos curiosos, a junção do nome surgiu apenas quando Maria Madalena Paes Barreto de Hollanda Cavalcante casou-se com Manoel Buarque, neto de Maria José (a ex-escrava). A pesquisa de Bartolomeu Buarque é um convite a rever a história do país na perspectiva de duas famílias que estiveram presentes em grandes momentos. A história de “Buarque – Uma Família Brasileira” termina em 1881, no entanto, o autor sabe que há muito mais narrativas que devem ser contadas. “Existem muitas histórias até o dia de hoje e, quem sabe, isso pode se transformar em mais um livro”, diz o autor empolgado.


compra: www.casadapalavra.com.br


15 comentários:

  1. I am Eileen Flaherty Cunha, grandmother of Adelia Buarque De Miranda. My family is listed in this book I am trying to find a copy of the book for myself. If anyone knows where I can get a copy please contact me at:echanquet@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho fascinante!Sou Alane Debora Buarque Wanderley,neta de Josue Buarque, de Pernambuco.Muito orgulho por esta obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu sou eudson buarque filio de eupidio buarque de pernambuco.adorei e. Trabalho lindo mesmo. Gostaria de saber mais

      Excluir
  3. Boa tarde. Cheguei ao conhecimento sobre o livro depois de procurar referências sobre minha avó materna, já falecida ha 50 anos. Vi que foi feita uma referência a CAROLINA CARDIM BRABO num trecho desse livro e acredito que foi irmã de minha avó, de mesmo sobrenome MARIA DAS DORES CARDIM BRABO e gostaria imensamente de conhecer sobre ela já que não sei quase nada. Já procurei em alguns sites pra comprar esse livro e nao acho. Você poderia , por gentileza, me informar onde eu posso adquirir esse exemplar? Grata

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Cheguei ao conhecimento sobre o livro depois de procurar referências sobre minha avó materna, já falecida ha 50 anos. Vi que foi feita uma referência a CAROLINA CARDIM BRABO num trecho desse livro e acredito que foi irmã de minha avó, de mesmo sobrenome MARIA DAS DORES CARDIM BRABO e gostaria imensamente de conhecer sobre ela já que não sei quase nada. Já procurei em alguns sites pra comprar esse livro e nao acho. Você poderia , por gentileza, me informar onde eu posso adquirir esse exemplar? Grata

    ResponderExcluir
  5. Meu pai chama se José Buarque de Lima é natural de Pernambuco. Estou lendo o livro muito bom saber das nossas origens dessa forma... E a família é grande viu.

    ResponderExcluir
  6. Bartolomeu , estou te mandando esta msn, pra informar que mamãe faleceu no dia do lançamento do livro . Nunca mais nos falamos . Quero mandar o mum Cel. 81996762117 . Hj eu faço os bolinhos de bacalhau que vcs tanto gostavam . Venha me visitar Mesmo end.qdo.viere ligue . Aí segue o meu silêncio.

    ResponderExcluir
  7. O meu nome se encontra na página 56 do livro, e eu gostaria de compra um, porém não encontro nas livraria, eu quero saber a reverência da minha mãe.

    ResponderExcluir
  8. Muito linda mesmo essa referencia a família Buarque... Também gostaria do livro, por aqui é meio difícil... Me chamo Danielle Silva Buarque de Barros, natural de Recife, mas meu pai é natural de Porto Calvo. As linhas se cruzam ne... muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  9. Luana Buarque! Só não achei o nosso brasão...

    ResponderExcluir